Doenças

Fotofobia: olhos ficam mais sensíveis nesta época do ano

A fotofobia causa maior sensibilidade à luz, e é mais frequente no verão. Pessoas com olhos claros são mais sensíveis

Fotofobia: olhos ficam mais sensíveis nesta época do ano - Foto: Shutterstock

Quem sente algum tipo de incômodo ao olhar em direção à luz deve ficar atento, pois pode ser fotofobia. A doença aumenta a sensibilidade dos olhos à iluminação, seja ela natural ou artificial. A principal causa de desconforto, no entanto, são os raios solares, que ficam mais intensos nesta época do ano.

A Dra. Giovanna Marchezine, oftalmologista do Hospital de Olhos de Cuiabá (HOC), explica que as pessoas com fotofobia não costumam sentir dor, apenas um desconforto ocular em ambientes muito iluminados. “Quando este sintoma está associado a dificuldade visual, o astigmatismo é a principal causa”, afirma.

Ela destaca que a doença atinge especialmente aqueles que têm olhos claros. Isso porque a íris clara possui pouca quantidade de melanina. Dessa maneira, os raios de luz ultrapassam a espessura da íris e atingem a retina com maior intensidade. “Essa situação pode gerar fotofobia em algumas pessoas”, esclarece a médica.

Felizmente, é possível prevenir a doença e preservar a saúde dos olhos – o que é ainda mais importante agora próximo do verão. Para isso, a oftalmologista indica o uso de lentes solares com ou sem grau, pois elas auxiliam no conforto visual. Além disso, é importante não olhar diretamente para uma fonte intensa de luz, mesmo usando lentes solares.

Você também vai gostar

Alimentação

A inflamação do organismo causa sintomas como cansaço e imunidade baixa. Veja quais alimentos podem ajudar

Notícias

Dormir em um ambiente com variação de temperatura atrapalha significativamente a qualidade do sono, aponta estudo de Harvard

Notícias

Influenciadora Aline Maria Ferreira morreu na última terça-feira (2/7), dias após fazer aplicação de PMMA para aumentar volume dos glúteos

Saúde Bucal

Os primeiros dentes de leite da pequena Maria Alice foram os caninos superiores, o que rendeu à menina o apelido de “vampirinha”

Sair da versão mobile